O vínculo
humano-animal
O vículo
Humano-Animal
Benefícios para a
Saúde Física
Benefícios para a
Saúde Sociais
Benefícios para a
Saúde Mental
O VÍNCULO HUMANO-ANIMAL
O vínculo humano-animal é a ocorrência de uma conexão positiva estabelecida entre você e seu animal de estimação, que beneficia a ambos.
Além de fornecer companheirismo, diversos estudos documentaram profundos benefícios para a saúde mental, social e física do vínculo entre pessoas e animais de estimação. Por exemplo, estudos indicam que compartilhar sua vida com um cão ou gato pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea e reduzir os níveis de estresse. Os dados também descobriram que os animais podem desempenhar um papel no controle da depressão.
Organizações como o Human Animal Bond Research Institute (HABRI) defendem políticas públicas que permitem que mais pessoas e animais se beneficiem dos aspectos positivos para a saúde desse vínculo ao investir nos avanços da pesquisa e conscientização. Os impactos positivos comprovados do vínculo humano-animal são utilizados por organizações, como a Pet Partners, por meio da terapia assistida por animais (AAI) para melhorar a vida física, emocional e psicológica das pessoas necessitadas. AAI pode incluir atividades como visitas a hospitais ou casas de repouso, fisioterapia, aconselhamento e programas de desenvolvimento de leitura.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE FÍSICA
O vínculo humano-animal pode trazer uma série de benefícios para a saúde física em nossas vidas. Pesquisas mostram que a interação com animais de estimação pode ajudar a:
Estimular a Tolerância Alérgica e a Imunidade
Vários estudos examinando a exposição de crianças a animais de estimação encontraram efeitos protetores contra o desenvolvimento de alergias e asma e mostraram que crianças expostas a animais de estimação no início da vida têm níveis mais altos de desempenho do sistema imunológico. Na verdade, ao comparar os registros de frequência escolar, os pesquisadores descobriram que as crianças com animais de estimação em casa tinham, em média, menos faltas por doença a cada ano do que aquelas que não tinham animais de estimação em casa.
Aumentar a atividade física
Pesquisas nos mostram que possuir um animal de estimação, especificamente um cachorro, pode afetar significativamente o nível de atividade física de um indivíduo. De acordo com um estudo com mais de 5.000 donos de cães adultos, pessoas com cães praticam mais minutos de atividade física por semana e têm mais de 50% mais chances de atingir os níveis recomendados de atividades físicas do que pessoas sem cães.
Ter um cachorro na família também beneficiará as crianças. Crianças de famílias com cães são mais ativas fisicamente e um estudo indica que crianças pequenas (5 a 6 anos) de famílias com cães tem menos probabilidade de ter sobrepeso ou obesidade.
Reduzir o risco de problemas cardíacos
Ter um animal de estimação pode diminuir as chances de ter problemas de saúde relacionados ao coração, incluindo doenças cardiovasculares. Estudos mostram que, combinados com um sistema de apoio social, os sobreviventes de ataque cardíaco que têm um animal de estimação têm maior probabilidade de ter uma taxa de sobrevivência de um ano a mais. Além disso, um estudo com adultos de 50 a 95 anos descobriu que, em comparação com as pessoas sem animais de estimação, os donos de animais de estimação tinham pressão sanguínea e pressão de pulso reduzida, pressão arterial na média e menos riscos de hipertensão.
A American Heart Association observou que a companhia de animais de estimação, principalmente cães, está “provavelmente associada” à diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
www.habri.org/research/child-health/allergies-and-immunity/
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE MENTAL
A interação com animais de estimação pode desempenhar um papel importante no apoio à nossa saúde mental e bem-estar. Seja através da posse de um pet ou outras atividades assistidas por animais, o vínculo humano-animal pode ajudar:
Melhorar o Tratamento ao Estresse e à Ansiedade
Animais de estimação têm se mostrado importantes na gestão do estresse. Dados indicam que pessoas que compartilham suas casas com animais de estimação têm respostas mais saudáveis ao estresse, como uma frequência cardíaca basal mais baixa e pressão arterial, e demonstram menor reatividade cardiovascular a estressores leves, além de uma recuperação mais rápida desses estressores.
Em ambientes clínicos, foi demonstrado que os cães de terapia reduzem significativamente os níveis de ansiedade dos pacientes, além de diminuir a pressão arterial. Estudos também mostram que incluir animais de terapia em um ambiente de tratamento médico impacta positivamente os cuidadores, diminuindo os níveis de sofrimento emocional.
Os especialistas também descobriram que a terapia com animais pode apoiar os indivíduos durante um período de crise e ajudar os profissionais a fornecer terapia de recuperação de traumas.
Reduz os sinais de depressão
Estudos mostram que a Terapia Assistida por Animais (TAA) pode ser um tratamento eficaz para reduzir a depressão e melhorar o humor, e muitos especialistas estão começando a usar a TAA como uma opção complementar para aprimorar a terapia tradicional.
Para os donos de pets, uma diminuição dos sentimentos de tristeza e depressão também é um benefício comprovado. Oitenta e sete por cento dos donos de animais relataram melhorias na saúde mental com a companhia de animais de estimação.
Reduz os efeitos da demência e da doença de Alzheimer
Atividades assistidas por animais têm se mostrado eficazes em melhorar a consciência e habilidades de comunicação de pacientes idosos com demência. Relata-se também um aumento nos níveis de interação social e uma diminuição nos níveis de comportamentos agitados entre pacientes após interações com animais.
A depressão, que pode ser causada por diagnósticos de demência ou Doença de Alzheimer, pode ser amenizada em pacientes através da interação com animais. Muitos descobrem que a terapia assistida por animais melhora sentimentos e sintomas depressivos, bem como a qualidade de vida percebida pelo próprio indivíduo.
www.habri.org/research/mental-health/conditions/
www.petpartners.org/wp-content/uploads/2020/02/Benefits-of-the-Human-Animal-Bond-final.pdf
www.habri.org/research/healthy-aging/mental-health/
de alimentação
de alimentação e tratamento
seguros em casa
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE SOCIAL
A interação com animais de estimação pode trazer muitos benefícios as populações mais vulneráveis. A pesquisa descobriu que o vínculo humano-animal pode ajudar a:
Reduzir a Solidão e o Isolamento Social
De acordo com o HABRI, mais de um terço dos americanos com mais de 65 anos e metade daqueles com mais de 85 anos vivem sozinhos. O isolamento social e a solidão são uma preocupação crescente que pode levar a problemas significativos de saúde física e mental.
Indivíduos que interagem regularmente com animais de estimação provavelmente terão níveis reduzidos de depressão e solidão, eles estão mais propensos a ter mais conexões sociais e apoio positivo.
Uma pesquisa nacional dos EUA revela que 85% dos entrevistados concordam que a interação com animais de estimação pode ajudar a reduzir a solidão e 72% acreditam que a interação humano-animal é boa para sua comunidade.
Organizações como a Pet Partners frequentemente organizam visitas de animais de terapia para adultos em lares de idosos para atender a uma ampla gama de necessidades, incluindo isolamento social. Estudos mostram que a intervenção assistida animais pode promover a socialização e o envolvimento para adultos mais velhos e diminuir os sentimentos de medo e preocupação.
Fornecer companheirismo e apoio emocional
Ter um animal de estimação pode ajudar a incutir um senso de propósito e responsabilidade em adultos mais velhos que, em alguns casos, não teriam de outra forma serem estimulados. Além disso, os cuidados envolvidos em ter um animal de estimação – incluindo visitas ao veterinário e caminhadas – podem levar a uma maior socialização.
www.habri.org/research/mental-health/social-isolation/
www.habri.org/research/healthy-aging/mental-health/
www.habri.org/research/child-health/mental-health/
www.petpartners.org/wp-content/uploads/2020/02/Benefits-of-the-Human-Animal-Bond-final.pdf