Saúde
dental
Rotina de saúde bucal dos Pets
A saúde bucal é uma parte importante do bem-estar geral de um cão ou gato. Uma rotina regular de saúde bucal combate o mau hálito, remove o tártaro e as bactérias e, por fim, ajuda a prevenir doenças periodontais, uma condição de saúde bucal dolorosa e evitável.
Mantenha os dentes do seu animal de estimação limpos e saudáveis com estas dicas:
Os veterinários recomendam escovar os dentes do seu animal de estimação diariamente ou em dias alternados, pois a placa pode ser removida facilmente antes de endurecer, o que leva de 24 a 48 horas. Comece usando uma escova de dente e pasta de dente específicas para animais de estimação, que são formuladas para serem saborosas para cães e gatos e incluem enzimas que combatem bactérias. A pasta de dente humana contém ingredientes tóxicos para os Pets e nunca deve ser utilizada.
Se uma escova de dentes assusta seu pet, você pode fazer com que ele se sinta mais confortável limpando seus dentes com uma gaze ou lenço dental seguro para animais de estimação. Essas opções são semelhantes a uma escova de dentes e são uma ótima maneira de deixar cães ou gatos confortáveis com o toque nos dentes. Reserve um tempo para aprender outras dicas sobre como treinar seu animal de estimação para se sentir confortável com a escovação.
Os especialistas recomendam limpezas profissionais regulares dos dentes por um veterinário, a partir de um ou dois anos de idade, dependendo do tamanho do gato ou do cachorro. Seu pet será anestesiado para que cada dente receba a devida atenção e cuidado, inclusive sob a linha da gengiva. Essas limpezas devem ser feitas anualmente e incluirão um exame oral para detectar quaisquer problemas ou preocupações.
Sinais de problemas de saúde bucal de animais de estimação
Doenças dentárias em animais de estimação, especialmente cães, são extremamente comuns. Estima-se que mais de 80% dos cães com mais de três anos sofram de doenças dentárias. Estes problemas geralmente começam quando a placa endurece em tártaro abaixo da linha da gengiva e se torna prejudicial e infecciosa para o tecido e a mandíbula. A doença periodontal, também conhecida como doença da gengiva, pode levar a sérios problemas de saúde, além de mau hálito e perda de dentes, incluindo danos nos rins, fígado e coração.
É importante estar ciente das causas dos problemas de saúde bucal dos animais de estimação e ser capaz de identificar os fatores que estejam causando sofrimento em seu animal de estimação, que incluem:
- Mal hálito
- Dentes quebrados
- Dentes descoloridos ou cobertos de tártaro
- Mastigação anormal ou queda de comida da boca
- Apetite reduzido ou recusa em comer
- Sinais de sangue na tigela de água ou em brinquedos para mastigar
- Inchaço nas áreas ao redor da boca
- Dentes e raízes quebradas
- Doença periodontal
- Abscessos ou dentes infectados
- Cistos ou tumores na boca
- Má oclusão ou desalinhamento dos dentes e da mordida
- Mandíbula quebrada ou fraturada
- Defeitos do palato, como fenda palatina

Mastigações Dentais
Além de limpezas profissionais e uma rotina de cuidados em casa, os petiscos e mastigações dentais são projetadas especificamente para fornecer benefícios odontológicos a cães e gatos. Esses petiscos e mastigações tem o objetivo de remover o acúmulo de placa e geralmente incluem ingredientes que ajudam a limpar a boca de um pet. Muitos dos petiscos até refrescam o hálito!
Quando os produtores de alimentos para pets incluírem benefícios odontológicos em suas embalagens, também deverão especificar como esse efeito é obtido, como “com saliências que limpam os dentes” ou “com hortelã-pimenta para refrescar o hálito”. Tais orientações estão presentes nos regulamentos da Associação dos Oficiais de Controle de Alimentos Americanos (AAFCO) para alimentos de animais de estimação.
www.avma.org/resources-tools/pet-owners/petcare/pet-dental-care
www.pets.webmd.com/dogs/
www.sciencedirect.com/science/article
de alimentação
de alimentação e tratamento
seguros em casa